quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Alexander



1 oz brandy (conhaque)
1 oz Licor de Cacau
 4 Colheres (bailarina) de creme de leite
 Guarnição: Canela ou  noz moscada


Copo: Taça Coquetel


Drink: batido

Modo de Preparo:
 Coloque o Conhaque o Licor e e o creme de leite, adicione gelo e bata na coqueteleira, depois coe para uma taça coquetel, e guarneça com canela ou noz moscada.





História do Alexander

Alexander o Grande, acabou tornando-se o Rei da Macedônia com apenas vinte anos de idade, e conquistou o mundo antigo. Sendo um valente guerreiro,herói e vilão ao mesmo tempo, tendo suas conquistas estendido-se desde as Bálcãs até a Índia, Egito e a região onde se encontra hoje o Afeganistão. Alexander foi um Rei conquistador que respeitava seus conquistados permitindo que eles mantivessem sua cultura, religião, língua. Suas histórias de heroísmo, bravura e coragem tornaram-se verdadeiras lendas, e que são admiradas até hoje, devido aos seus feitos heróicos e suas épicas batalhas.

Do outro lado temos um dos mais conhecidos e apreciados cocktails do mundo, e talvez isto possa explicar um pouco da origem e justa homenagem que o criador deste cocktail tenha tido para inspirar e homenagear este Grande conquistador do mundo antigo. Esta bebida recria uma atmosfera de poder e suavidade...masculinidade e feminilidade... Sem jamais perder seu glamour. Sua força vem Cognac que é considerado como o mais imponente dos destilados, nascendo suave através do vinho branco produzido na região de Charentes e fortalecendo-se durante seu processo de destilação e longos processos de envelhecimento, tornando-se o mais nobre dos destilados, como foi o Grande Alexander.

O toque suave é dado pelo licor de cacau que agrada a todos os paladares e traz uma atmosfera de encanto, sabor e realeza como os Astecas e o Rei Montezuma costumavam oferecer durante suas cerimônias religiosas, servindo a preciosa bebida em uma riquíssima taça de ouro e pedras preciosas, e que acabou chamando a atenção dos conquistadores espanhóis trazendo a ruína do grande império Asteca como aconteceu com o império de Alexander o Grande.

Trazendo o equilíbrio para esta mistura entra o creme de leite para tirar um pouco da rusticidade e a força do Cognac e dá ainda mais corpo ao licor de cacau. E para fechar este majestoso cocktail, o toque final vem do aroma da noz moscada, que já foi considerada mais rara e cara que o próprio ouro e que somente Reis tinham condições de comprá-la, sendo sua majestade também uma das responsáveis pelas grandes navegações que saiam a sua procura e outros importantes ingredientes que se tornaram inviáveis depois da conquista de Constantinopla pelos turcos, procurando encontrar um novo caminho para as Índias e que deu o ponto de partida também para que o Brasil pudesse ser descoberto!
Assim a bebida encontra equilíbrio e aromas inebriantes, persistentes e picantes .

Sua criação teria acontecido no inicio do século XX através de um Bartender chamado Henry Mc.Elhome que trabalhava no Club Ciro em homenagem a um assíduo freqüentador a pedido de sua esposa que possuía o mesmo nome que o Grande Rei conquistador.

Cocktail suave, aromático e de longo retrogosto, pode ser ao mesmo tempo consumido como aperitivo ou digestivo e que se mantêm majestoso desde a sua criação mantendo-se sempre jovem e moderno como foi Alexander o Grande há quase dois mil anos atrás.




Nenhum comentário:

Postar um comentário